Tratamento

    Terapia actual

    Os tratamentos existentes hoje são:

    - Quimioterapia

    Refere-se ao tratamento de doenças por substâncias químicas que afectam o funcionamento celular, sendo que os fármacos são administrados por via oral ou por injecção;

    - Radioterapia

    Radioterapia é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico (do cancro) utilizando radiação ionizante (provoca a ionização dos átomos). Há duas maneiras de utilizar radiação contra o cancro:

        Teleterapia: utiliza uma fonte externa de radiação apontada ao local desejado;

        Braquiterapia: tratamento através de isótopos radioactivos inseridos dentro do corpo do paciente onde será liberada a radiação ionizante (destruição das células cancerosas por meio da radiação)

    - Cirurgia

    A cirurgia é um método a partir do qual é retirado o tumor do paciente, dependendo do desenvolvimento do cancro, poderá ser retirado parte ou todo o órgão atingido.

    - Imunoterapia

    O tratamento do cancro por medidas que promovem a estimulação do sistema imunológico, através da utilização de substâncias modificadoras da resposta biológica, é denominado imunoterapia oncológica (tumoral).

    As reacções imunológicas podem ser resultado da interacção antigénio-anticorpo (imunidade humoral), ou dos mecanismos envolvidos na imunidade mediada por células (imunidade celular).

    Terapia baseada na nanomedicina

    A nanomedicina permite a utilização de nano-carriers (transportadores de fármacos em tamanho nanométrico) que vão transportar este fármaco ao local do tumor, sendo que as células não cancerígenas não são afectadas por este. A libertação do fármaco pode ser cíclica ou induzida do exterior. Este método diminui drasticamente os efeitos colaterais da quimioterapia convencional.

    Um método já em uso é um anticorpo que pode ser usado com um isótopo radioactivo para permitir a obtenção de imagens por emissão de fotões ou com a radiação beta que impede a metástase do tumor.

    Outro método de tratamento possível é a NAPT (Nanoshell-assisted photo-thermal therapy) que é um método simples, não invasivo para a remoção do tumor. As nanoshells são nanopartículas constituídas por sílica, revestida por uma fina camada de metal, normalmente ouro. Estas nanopartículas são programadas para absorver certo comprimento de onda de uma radiação. Para além disso, as nanoshells têm a vantagem de serem biocompatíveis. Neste tratamento as nanoshells vão-se ligar às células cancerígenas, devido ao facto de terem antigenios que as células cancerosas reconhecem, e depois vão ser bombardeadas por radiação que vai provocar o seu aquecimento, devido à absorção, o que provoca a destruição do tumor.

    Há ainda a possibilidade de conciliar a nanorobótica com a nanomedicina. Assim, seriam utilizados nano-robôs a fim de actuar sobre o cancro, por exemplo, retirando-o do organismo do doente.