História

     Uma revolução tem vindo a acontecer na ciência e na tecnologia desde que concluíram que os materiais em escala nanométrica podem apresentar novos comportamentos e/ou propriedades diferentes daquelas que geralmente os materiais apresentam em escala macroscópica. Ao ramo da ciência que estuda esses novos materiais/comportamentos foi atribuído o nome de nanociência, ou, mais recentemente, nanotecnologia.

    Embora as nanopartículas sejam geralmente consideradas uma invenção da ciência moderna, elas têm uma história muito longa. As nanopartículas foram utilizadas por artesãos até o século 9, na Mesopotâmia, para gerar um efeito de brilho na superfície dos vasos.

    Contudo, o termo “nanotecnologia” só se ouviu pela primeira vez numa conferência (em 1959) de um dos mais influentes físicos americanos do século XX,o professor Richard Feynman (1918 - 1988). Feynman proferiu: “há muito espaço lá em baixo”, queria assim dizer que se possuíssemos todo o conhecimento sobre os átomos, poderíamos movê-los e ligá-los da maneira que quiséssemos. E desde então é esse o sonho que tem sido perseguido pela nanotecnologia.

    É em 1974, que o pesquisador da universidade de Tóquio, Norio Taniguchi atribui o nome nanotecnologia ao campo da engenharia em escala submicrométrica. Contudo os avanços significativos da nanotecnologia não foram notados até o início da década de 1980, devido à ausência de novos instrumentos que permitissem a nanomanipulação, como por exemplo, os microscópios de varredura por sonda (SPM), de varredura por tunelamento (STM), de campo próximo (NFM) e de força atómica (AFM). Esses instrumentos promovem os “olhos” e os “dedos” necessários para medir e manipular materiais em escala nanométrica.

     Em 1986, o instituto Foresight é estabelecido para auxiliar no desenvolvimento e promoção de conferências sobre a nanotecnologia. Também neste ano é inventado o microscópio de força atómica, pelos pesquisadores do IBM (International Business Machines).

    Em 1997 é criada a primeira empresa especializada em nanotecnologia, a Zyvex.

    A nanotecnologia começava então a passar da teoria à realidade.