Diabetes 

        O que é?

    A diabetes mellitus, nome específico, é caracterizada por um aumento dos níveis de açúcar no sangue. A concentração de glicose no sangue denomina-se glicemia e para qualquer pessoa saudável, quando medida de manhã deve estar compreendida entre 0,8 e 1,0 g/L. No entanto, pode ocorrer uma variação temporária dessa concentração devido a vários factores: absorção de glicose após uma refeição, por exemplo, faz aumentar a sua concentração e o exercício físico, pelo contrário faz diminuir essa concentração. Normalmente, cada variação é seguida de um retorno ao valor normal.

    A regulação da glicemia deve-se à presença de duas hormonas produzidas pelo pâncreas, das quais se destaca a insulina. Estas hormonas são segregadas por células endócrinas que se organizam em estruturas, chamadas ilhotas de langerhans, que se destacam do tecido glandular do pâncreas exócrino que segrega as enzimas do suco pancreático.

    A insulina regula a entrada de glicose nas células do organismo. A maioria das células possui receptores específicos de insulina, a qual entrando na célula favorece a penetração da glicose. Pode ser obtida a partir do pâncreas do porco ou feitas quimicamente e de forma idêntica à insulina humana através do uso da tecnologia do DNA recombinante.

    Há pessoas, no entanto, que revelam concentrações anormalmente altas de glicose no sangue, ou seja, hiperglicemia. É a hiperglicemia crónica que caracteriza a diabetes.

 

    Tipos de diabetes

     Existem três tipos de diabetes:

  • Diabetes tipo 1 - Afecta cerca de 10% da população. É uma doença auto-imune, visto que o próprio sistema imunitário produz anticorpos contra as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Começa a manifestar-se num fase precoce da vida, frequentemente na infância e adolescência. Resulta de uma deficiência na produção de insulina, logo, as células têm uma baixa capacidade de utilizar a glicose. Daí que o paciente seja insulino-dependente.

  • Diabetes tipo 2 - Afecta maior parte da população e começa a manifestar-se, geralmente, a partir dos 40 anos. Embora o pâncreas produza uma quantidade normal de insulina, como os receptores das células-alvo diminuem, essas células não respondem à presença da insulina e, portanto, não absorvem a glicose cuja concentração no sangue aumenta.

  • Diabetes gestacional - Uma em cada 20 grávidas pode sofrer desta forma de diabetes. Surge durante a gravidez e desaparece, geralmente, quando concluído o período de gestação, altura em que as hormonas da gravidez aumentam a resistência das células face à insulina. É fundamental que, depois de detectada a hiperglicemia, seja corrigida com a adopção de medidas apropriadas.

 

    Quais são os típicos sintomas da diabetes?

  •  Aumento do apetite;
  •  Perda de peso;
  • Aumento do volume de urina;
  • Fadiga, fraqueza e tonturas;
  • Perturbações na visão;
  • Maior sensibilidade a infecções;